Sexo oral desprotegido e crescimento do câncer de boca em jovens

Sexo oral desprotegido e câncer de boca em jovens

Infecção por HPV aumenta risco de câncer de boca

Mais de 15 mil novos casos por ano segundo o (INCA)


Atualmente o perfil dos pacientes com câncer de boca tem mudado. Antes essa doença era de maior prevalência entre pacientes do sexo masculino mais velhos associada ao consumo de álcool e cigarro. Atualmente o câncer de boca vem acometendo homens mais jovens, com idade entre 28 e 45 anos, e entre as mulheres foi observado que a doença também tem aumentado entre as mulheres mais jovens.

A incidência entre homens jovens de 28 a 45 anos cresceu de numa proporção que era de 4 para 10 casos, a cada 100.000 na comparação entre as décadas de 1991 a 2000 e de 2001 a 2010. Entre as mulheres de 28 a 45 anos, a incidência subiu de 2 para 5 casos a cada 100.000 neste mesmo período.

Segundo o estudo dos especialistas, o motivo é a maior exposição ao sexo oral sem proteção, pois o vírus HPV também é transmitido pelo contato sexual, aumenta o risco desta doença.

 

Proteção durante o sexo oral é fundamental

Podemos prevenir grande parte dos tumores da cavidade bucal, eliminando hábitos de risco. Os principais fatores causais são: consumo de álcool, cigarro e infecção pelo vírus do HPV.  Todos sabemos do risco do consumo exagerado de bebidas e cigarros, mas muitas vezes as pessoas esquecem que é preciso proteção também na hora do sexo.  

 

Manter o exame periódico com o Dentista em dia

O câncer de boca é muito perigoso. Dependendo da fase em que é feito o diagnóstico, a chance de sobreviver pode ser de 50%. Os primeiros sintomas muitas vezes passam despercebidos, pois em muitos casos se parecem com uma simples afta ou lesão.

Manter o exame da cavidade bucal com o Dentista em dia é muito importante, pois ao realizar o exame da cavidade bucal, o Dentista pode perceber as lesões e fazer o diagnóstico precoce.

Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca),  são diagnosticados cerca 15 mil novos casos de câncer por ano, sendo que dois terços destes casos em indivíduos do sexo masculino.

 Dr. Ricardo Abreu de Queiroz orienta seus pacientes para que tenham atenção a mudanças e surgimento de sintomas estranhos na cavidade oral, e reforça a importância do exame de rotina pelo Dentista. Quanto antes for feito o diagnóstico, melhor. 

 

Dr. Ricardo Abreu de Queiroz

Ortodontia – Implantes – Clareamento – Cirurgia e Outros 

 (31) 2516-1654 (31) 99187-0225

 www.odontominas.com

 Av. Afonso Pena, 2734 . Funcionários . BH

Início  - Artigos

      

 (31) 2516-1654

(31) 98910-7933

Av. Afonso Pena, 2734 . Funcionários . BH

Agendamento e Contato

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!