Estética Dentária e Facial

Estética Dentária e Facial

 

Em 1509 Leonardo da Vince, juntamente com o matemático Luca Pacioli publicaram o livro “Divina Proportione” uma pesquisa sobre proporções divinas na natureza.

Proporção Áurea

Também conhecida como proporção divina, proporção dourada ou proporção de ouro é a proporção harmônica entre duas estruturas de tamanho diferente. Leonardo da Vince era amante desta proporção e várias das suas obras foram realizadas com esse conceito, dentre elas a Monalisa e o Homem Vitruviano (símbolo da medicina).

A proporção áurea é uma constante algébrica com valor arredondado de 1,618 que influenciou muito a arquitetura moderna. Um exemplo é o prédio na ONU em NY que foi construído em proporção áurea na relação da altura pela largura (se dividirmos a altura pela largura encontramos 1,618).

Proporção Áurea na Odontologia Estética

Na prática odontológica a proporção áurea ajuda e muito na confecção de sorrisos harmônicos e no reestabelecimento da dimensão vertical de oclusão (altura do 1/3 inferior da face com o paciente em contato dentário). Normalmente, com o passar dos anos, os dentes vão desgastando, o 1/3 inferior da face vai reduzindo de tamanho, as rugas ficam mais marcadas e o vermelho dos lábios vai sumindo, o que causa um envelhecimento patológico do paciente. Com a reabilitação oral baseada na proporção áurea temos a condição de reestabelecer o sorriso e a face de forma harmônica proporcionando estética natural e rejuvenescimento facial.

No odontologia estética temos vários parâmetros baseados na proporção áurea para adequada reconstrução. Alguns exemplos:

A largura do incisivo central superior está em proporção áurea para a largura do incisivo lateral superior;

O comprimento dos incisivos centrais superiores está em proporção áurea com a altura do 1/3 inferior da face;

A altura do 1/3 inferior da face está em proporção áurea com a distância do canto interno dos olhos a base do nariz, tendo a linha entre os lábios como referência.

Existem vários parâmetros estéticos que associados a proporção áurea nos levam a confecção segura de um sorriso estético individualizado para cada paciente.

Dr. Ricardo Abreu de Queiroz

Ortodontia – Implantes – Clareamento – Cirurgia e Outros 

 (31) 2516-1654 (31) 99187-0225

www.odontominas.com

Av. Afonso Pena, 2734 . Funcionários . BH

Início  - Artigos

      

 (31) 2516-1654

(31) 98910-7933

Av. Afonso Pena, 2734 . Funcionários . BH

Agendamento e Contato

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!