Dúvidas sobre Implantes dentários

Dúvidas sobre Implantes dentários

Tudo Sobre Implantes Dentários - Esclarecimentos sobre Implantes Dentários

Muito se fala sobre implantes dentários, existindo muitos dúvidas que deixam o paciente sem saber o que é e o que não é possível fazer. Aqui iremos responder essas principais dúvidas.

 

 

-O que é implante dentário? 

Implantes dentários são pinos implantados na maxila e mandíbula através de uma pequena cirurgia. São pinos confeccionados em titânio puro, o implante odontológico é um tratamento confiável e que proporciona melhora na qualidade de vida e bem estar ao paciente. Os implantes permitem: estabilizar sua dentadura; trocar sua dentadura ou prótese parcial removível por uma prótese fixa; repor dentes perdidos sem desgastar os vizinhos. Ainda melhoram sua qualidade de vida, eliminando muitas das inseguranças associadas às dentaduras ou pontes móveis, além de aumentarem sua eficiência mastigatória e estética.

Após a cirurgia para instalação dos implantes, é necessário um intervalo que pode vaiar, com intervalo médio de 3 meses para que haja a cicatrização óssea. Durante esse tempo você não fica sem dentes, uma prótese provisória que não sobrecarrega o implante é confeccionada para ser utilizada durante esse período. Nesse período de cicatrização devem-se tomar todos os cuidados necessários para uma boa reparação, seguindo todos os cuidados de pré e pós-operatório que você receberá do Dr Ricardo Queiroz e da equipe da Odontominas.

-Implante sem corte, existe?

Não. Como explicado, os implantes são pinos instalados cirurgicamente na região da mandíbula ou maxila, seria impossível fixar os implantes sem a abertura de um acesso cirúrgico. Por menor que seja o orifício para fixação do implante, ele precisa ser feito, mas tudo procedimento é realizado com anestesia para proporcionar conforto.

- O que é osseointegração?
É o processo pelo qual o implante se integra ao osso, apresentando-se fixo, sem mobilidade ou sintomas durante as forças mastigatórias.

- Qualquer pessoas pode fazer implantes?
Havendo bom estado de saúde geral do paciente e condições especificas para a instalação do implante como por exemplo: quantidade e qualidade óssea satisfatória, qualquer paciente pode recebê-lo.

- Quais são os fatores que contra indicam um implante dentário? 
Os principais motivos que contra indicam a realização de implantes dentários são: debilidade sistêmica e pacientes jovens que não completaram a fase de crescimento. Existem outros fatores que apesar de não contra-indicarem diminuem a taxa de sucesso do tratamento como tabagismo e hábitos parafuncionais.

- Os implantes podem ser rejeitados?
Os implantes são feitos de titânio que é um metal altamente biocompatível. Isso significa que os implantes mantém uma relação dinâmica, estável e saudável com o osso e consequentemente com todo organismo não havendo rejeição. Imediatamente após a colocação do implante, já inicia-se o processo de cicatrização óssea levando, após a instalação da prótese (dente) ao que denominamos de “osseointegração”.

- Pacientes que não tem osso podem receber implantes?
Podem, mas esses pacientes precisam realizar uma adaptação da região onde não há osso suficiente.  É feito um enxerto ósseo para a colocação do implante.

- Qual a taxa de sucesso dos implantes dentários?
O índice de sucesso é grande, de 98%, ou seja, em cada 100 poderemos ter problemas em apenas 2. Mesmo nesses que temos problemas, a cirurgia pode ser refeita. Apenas pacientes fumantes ou que façam uso constante de álcool tem essas médias diminuídas para aproximadamente 85%.

- Todas as pessoas podem fazer carga imediata, ou seja, colocar os implantes e os dentes no mesmo dia?
Não, nem todas as pessoas podem colocar implantes e dentes no mesmo dia. Aliás, ainda é a minoria das pessoas que podem. Para isso o paciente tem que ter quantidade e qualidade suficiente de osso. Quando existe osso na região inferior normalmente é possível, pois o osso da mandíbula é mais duro (menos poroso). Já a maxila é um osso mais poroso e por isso a fixação do implante é mais difícil. Então para a colocação de implantes imediatos é necessário avaliar a quantidade óssea, o número de implantes e os dentes que serão implantados. Nos implantes convencionais as pessoas esperam em torno de 2 a 3 meses na região inferior e de 4 a 6 meses na região superior e se possível, sempre achamos que é mais seguro se puder esperar.

 – Quantos implantes são necessários em um paciente que não tem nenhum dente?
Depende do tipo de trabalho que se for fazer, mas é possível fixar próteses como no caso da overdentures com a fixação de dois implantes.

 – Quais são as etapas de trabalho? 
A primeira e a mais importante das etapas é a de planejamento. Nesta fase o Dr Ricardo e a equipe da Odontominas se reúne e com os dados e objetivos do paciente, define quais as reais possiblidades de tratamento que existem. Após a definição do tipo de tratamento a ser feito vem a parte da cirurgia, onde os implantes são colocados. No caso de implantes com carga imediata, dentes provisórios são colocados no mesmo dia da cirurgia. Nos casos tradicionais, o paciente deve aguardar durante 2 ou 3 meses para colocação dos dentes definitivos na região inferior e entre 5 e 6 meses na região superior.

 – Implante dentário dói muito?

Não, a colocação de implantes é uma cirurgia tranquila, existe sim o incomodo da região operada, mas é um procedimento tranquilo. A anestesia é local, exatamente a que se toma para fazer qualquer tratamento dentário. O pós operatório e serão prescritos medicamentos para proporcionar um maior conforto pós operatório. Em geral, no dia seguinte o paciente já pode voltar as suas atividades de trabalho, com moderação.

 – Qual a maior novidade em implantes dentários?
A maior novidade em implantes está na possiblidade de devolução do dente perdido ao paciente, sendo a “terceira dentição”. O dente sobre implante é bastante semelhante ao dente natural inclusive nas estruturas que o rodeiam: gengiva e osso. Dessa forma é possível restabelecer estética, fonética, função mastigatória e até reintegrar o paciente à sociedade.

- Existe a rejeição dos implantes?
Não. Rejeição ocorre quando um órgão é transplantado de uma pessoa para outra (Ex: coração, rins, etc.). Esta seria a resposta do organismo frente ao corpo estranho. Nos implantes dentários não ocorrem rejeições, primeiramente porque não são transplantes e também porque não são órgãos, e sim, metais e logicamente são estéreis. Apresentam características que o organismo aceita, chamadas de bio-compatíveis e bio-inertes.

O que pode acontecer é o insucesso, ou seja, não ocorrer união do osso ao implante, e isto pode acontecer após a cirurgia mesmo, antes ou após a colocação do dente. Este fato representa um índice muito pequeno, cerca de 3% dos casos, onde é indicada a instalação de implantes. Se houver possibilidade de recolocá-lo, o mesmo será feito, porém, se não for possível esta recolocação por algum motivo, outra solução protética será oferecida.

-Eu ficarei sem dentes durante o meu tratamento?
Não. Durante o seu tratamento com implantes dentários, o dentista terá condições de colocar em você uma prótese provisória, que será usada durante o período de cicatrização dos implantes dentários. Frequentemente é possível ter um dente provisório fixo.

- É necessário realizar algum tipo de tratamento antes de colocar os implantes dentários?
Em alguns casos, sim. Deve-se eliminar qualquer processo infeccioso pré-existente na cavidade oral, ou seja, tratamento periodontal (gengival), extração de dentes com focos de infecção, bem como tratamentos endodônticos (canais) e tratamentos ortodônticos devem ser realizados anteriormente à implantação. Todos esses aspectos fazem parte de um planejamento inicial realizado pelo profissional, que deve ser discutido abertamente com o paciente, antes do início do tratamento.

- Quais os riscos de uma cirurgia de implantes dentários?
Quando a cirurgia é executada com a técnica correta, os riscos são mínimos. A cirurgia é feita, normalmente, com anestesia local e são muito mais simples que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a extração de um dente incluso, por exemplo. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo maior.

- O que é uma cirurgia de enxerto ósseo?
Está cirurgia é feita para recuperar o osso perdido na região onde se deseja colocar o implante. Eles podem ser feitos em uma cirurgia prévia à implantação e, nesse caso, os implantes dentários serão colocados após um período de cicatrização óssea de 6 a 12 meses. Quando possível, o enxerto ósseo é realizado na mesma cirurgia de colocação dos implantes dentários.

- Quem sofre de osteoporose está impedido de utilizar implantes?
Essa é uma dúvida constante, mas apesar da osteoporose ser uma enfermidade que afeta a qualidade óssea, ela não se manifesta nos ossos maxilar e mandibular não contra-indicando a colocação de implantes.

– Quem tem a doença periodontal pode fazer implante?

Não. É necessário que primeiramente a solução e o controle da doença periodontal, principalmente quando há quadro agudo da doença como : dor, abscesso, sangramento. Com a doença periodontal controlada o paciente se apresenta apto para o tratamento com implante.

– Estes pacientes quando vão se submeter a uma cirurgia necessita de medicação diferenciada?
Não, pois estes pacientes estarão livres da doença periodontal. Sendo necessário a medicação usual para o procedimento de implante.

– Existem casos em que a pessoa não pode fazer implante?
Sim. Em casos de problemas de saúde sistêmicos como diabéticos descontrolados, cardiopatia aguda. Pessoas com contra-indicações específicas como doença gengival ou óssea aguda, pouca quantidade, baixa qualidade do osso na região onde seriam instalados os implantes.

 – Como lidar com uma pessoa que quer fazer o implante, tem condições, mas tem fobia, morre de medo?
É fundamental a conversa do profissional/dentista sobre o tratamento, onde será esclarecido todo o planejamento proposto, como é a sua dinâmica, toda dúvida, receio, medo e fobia. Grande parte da resistência, pelo paciente, é solucionada nessa conversa por causa da nossa credibilidade e confiabilidade que é transmitida às pessoas e hoje em dia a odontologia está muito moderna que é um grande facilitador para o sucesso dos planejamentos.

– É dolorido o pós operatório?
Não. O paciente é previamente medicado e a medicação é mantida após a cirurgia por um período determinado pelo profissional/dentista. Esta medicação tem como objetivo minimizar todo contratempo de um pós-operatório com dor, inflamação, edema ou inchaço.

– Tem diferença na higienização quando se tem apenas um dente implantado de uma prótese por exemplo?
Sim. Quando se tem apenas um dente implantado/sobre implante, o paciente consegue fazer uma perfeita higienização utilizando escova e fio dental. Quando o paciente possui prótese total fixa sobre implantes, também chamada de PROTOCOLO, há a necessidade da utilização de outros dispositivos para higienização como passa-fio, escovas interdental e aparelho de jato de água.

– Quantos implantes são colocados em pessoa que não têm nenhum dente?
O número de implantes varia de acordo coma necessidade do paciente. Previamente são solicitados exames em que o dentista/profissional irá planejar. Cada caso é um caso específico analisado separadamente.

– Pessoas que já fizeram implante, mas por algum motivo os perderam ,podem repeti-lo?
Sim. Mas é necessário que os todos procedimentos anteriores sejam repetidos como avaliação, exames e novo planejamento.

– Pode ocorrer mudança no planejamento na hora da cirurgia?
O procedimento é totalmente planejado com antecedência através de tomografia computadorizada (sempre solicitada aos pacientes previamente),também podem ser solicitados modelos de gesso, enceramento,  radiografias e guias cirúrgicos. Assim é pouco provável que isso ocorra.

– Todo planejamento para colocação de implante dentário é necessário a tomografia computadorizada?
Sim. Todo planejamento é necessário a tomografia computadorizada com objetivo de dar mais segurança ao paciente e ao dentista/profissional no seu planejamento.

– Quanto tempo leva a cirurgia para a colocação do implante dentário?
O tempo médio é de uma hora.

– Pessoa com má higienização pode colocar implante?
O implante pode ser feito, mas pessoa deve se comprometer a a adquirir hábitos de higiene satisfatórios e com eficácia, caso não siga as recomendações pode ocorrer uma inflamação na região do implante causando a perda do mesmo.

 – Como é a alimentação no pós operatório dos implantes?
Como em qualquer processo cirúrgico, é indicado uma dieta mais leve, líquida ou pastosa em baixa temperatura.

-Após a cicatrização, a alimentação é liberada?
A alimentação habitual é liberada de forma gradativa seguindo uma dieta de acordo com a cirurgia e a quantidade de implantes. 

- Qual a idade limite para a colocação de implantes dentários?
Não existe idade máxima. A única limitação é o estado de saúde do indivíduo.

- Quais os principais benefícios dos implantes?
Os implantes podem repor a perda de um dente natural sem a necessidade de desgastar os dentes vizinhos para a preparação de uma prótese fixa ou removível. – Em casos de próteses removíveis parciais, esta pode ser substituída por próteses fixas, sem prejuízo ou sobrecarga dos dentes suportes naturais. Isto permite um aumento considerável do tempo de vida útil desses dentes, já que há uma melhor distribuição da carga mastigatória entre dentes e implantes.

Além disso, devido ao fato das próteses permanecerem estáveis em sua posição, situações comuns, como irritação das gengivas, dor e insegurança pela falta de estabilidade e retenção de próteses removíveis parciais ou totais, são eliminadas. 

Para desdentados totais, a utilização dos implantes traz imensos benefícios para sua suade e vida. A dentadura convencional pode ser substituída por prótese fixa sobre implantes ou por próteses removíveis (overdenture) que apresentam melhor retenção e estabilidade, oferecendo maior conforto e segurança ao seu usuário no dia-dia, proporcioando melhor qualidade de vida e bem-estar.

Dr. Ricardo Abreu de Queiroz

Ortodontia – Implantes – Clareamento – Cirurgia e Outros 

 (31) 2516-1654 (31) 99187-0225

www.odontominas.com

Av. Afonso Pena, 2734 . Funcionários . BH

Início  - Artigos

      

 (31) 2516-1654

(31) 98910-7933

Av. Afonso Pena, 2734 . Funcionários . BH

Agendamento e Contato

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!